O navegador Opera está aumentando o seu suporte a criptomoedas para usuários do Android na sua versão 54, que foi lançada nesta terça-feira, 22.
Entre uma série de outras melhorias cosméticas e uma nova interface de usuário, esta versão mais recente aprimora a carteira de criptomoedas atual, com suporte para pagamentos em Bitcoin e também para a Tron.
O Ethereum era a única opção de pagamento do navegador há mais de um ano. No entanto, os muitos usuários do navegador começaram a pedir que os desenvolvedores adicionassem suporte para o Bitcoin, já que ele é a maior criptomoeda do mundo.
Faz sentido que a mais famosa das criptomoedas tenha uma carteira no navegador. O Tron, apesar de suas controvérsias e de ter saído do top 10 recentemente, continua uma das principais criptomoedas de utilidade atuais, sendo uma das opções favoritas da comunidade.
O Opera é um navegador baseado no Chromium (a base de código aberto do Chrome) que aproveita as inovações feitas pelo Google no espaço de desenvolvimento dos navegadores.
A Opera Software AS, desenvolvedora do navegador, está tentando se diferenciar dos seus concorrentes. Atualmente, sua solução para se diferenciar inclui novos recursos, como VPN ilimitada gratuita, um bloqueador de anúncios embutido e, é claro, uma carteira de criptomoedas.
Infelizmente esses recursos ainda não são o suficiente para que o navegador consiga superar seus concorrentes, principalmente o Chrome, que dominou completamente o mercado nos últimos anos.
Porém, uma crescente onda de usuários preocupados com a coleta de dados e anúncios invasivos do Google está fazendo com que navegadores alternativos passem a ganhar a preferência do público.
Outro navegador que aposta nas soluções da blockchain e nas criptomoedas para ganhar mais destaque é o Brave com seu criptoativo nativo BAT.
O setor de tecnologia e principalmente a internet têm se mostrado importantes aliados para a doção de criptomoedas.
No início desta semana, a HTC lançou o smartphone com tecnologia de blockchain Exodus 1s, que também vem com o Opera. O Facebook também está fazendo movimentos na esfera das criptomoedas com a já mais que famosa Libra.